quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

A Mantinha explica... "mezinhas" de maquilhagem

Olá a todas! Este será o primeiro post d' "A Mantinha explica". Resolvi colocar a rúbrica no sentido de esclarecer alguns tópicos com que já me tinham sido deparados na minha contínua pesquisa na internet e que creio que são do agrado de todos. Para além do mais, são uma "lufada de ar fresco" para não ser sempre reviews e mais reviews :)

Ora bem, desde o aparecimento da internet, que houve um "boom" de partilhas de informações. Informações essas, que devido à livre lei da Internet, podem ser boas ou más. Como qualquer um pode "mandar bitaites" hoje em dia sobre o que quer que seja, dá-se muitas vezes o caso de termos gente a dar conselhos sobre assuntos ou items que podem ser prejudiciais para quem os usa. Por isso, este post é única e exclusivamente sobre as barbaridades mais crassas que já vi até hoje escritas e usadas por bastantes pessoas. O que vem a seguir é para NÃO ser feito, em qualquer circumstância.

Ok, enough talk!

1- Não tem primer? Usa desodorizante!

Esta é clássica. Há algum tempo, começou a sugerir-se que, para quem tem a pele muito oleosa, que usasse desodorizante no lugar de primer que resolvia o assunto melhor que o primer em si.
Para além da típica conversa de o desodorizante ser específico para as necessidades da axila e não da cara, muita gente se esquece deste pormenor importante:

-Para que é que serve o desodorizante? - Para minimizar o suor! E a oleosidade, é suor? Não!

Então para quê usar desodorizante?

Aliás, para quem fizer uma pequena pesquisa, reparará que a glândula sebácea (de onde é produzida a oleosidade) e a sudorípara (de onde é produzido o suor) são duas glândulas completamente diferentes, sendo que o desodorizante vai actuar nas últimas e não nas primeiras.


2-  Usar uma camada mais grossa de creme vai servir para hidratar melhor a cara.

A pele, como quase tudo (a pele é um órgão, não se esqueçam), tem um índice de saturação. Ou seja, vai chegar uma altura que, não interessa o quanto se besunta, que ela não vai absorver mais. Assim sendo, opte por colocar apenas 1/2 noz de creme no rosto, e fazer movimentos circulares para facilitar a absorção.

Se mais tarde, achar que a pele está a precisar novamente de creme, coloque a mesma quantidade. Agora tudo de uma vez em camada grossa não, ok? A pele agradece!


3- A lâmina faz crescer os pêlos mais fortes!

A verdade é que, enquanto a cera e a máquina arrancam o pêlo pela raiz, a lâmina corta o pêlo na parte basal (que, como podem comprovar é mais grossa), o que faz que quando o pêlo cresça, este dê a sensação de ser maior. Ou seja, não o torna mais forte.

4- Misturar a pílula contraceptiva com o champô vai fazer com que o cabelo fique mais brilhante.

Pois... não. As hormonas da pílula são para actuar internamente e são transportadas pelo sangue para os locais onde vão actuar. Claro que os cabelos não é um dos locais!

5- A maquilhagem sai melhor com shampô da marca x do que com desmaquilhante.

Lá vem a conversa do ponto 1. Shampô é para cabelo! Arde nos olhos, e tem um pH diferente do desmaquilhante, o que pode fazer com que agrida a pele e bem! Não arrisque.

Proteja a sua saúde e a sua beleza :)





Beijinhos*


Créditos:
Imagem do pêlo daqui
Imagem das glândulas daqui

Nota da blogger: As imagens da Mantinha estão sujeitas a Copyright. Agradecia que antes de as usarem, que me contactassem primeiro afim de pedir autorização.